@vandogomes
Nanã senhora do decantamento🔑
Enquanto Mãe Iemanja e Mamãe Oxum, são responsáveis pela fertilidade, gestação e nascimento, Nanã Buruque representa a evolução, e é também a responsável por fazer a passagem deste mundo para o espiritual quando for o momento.
Tudo que precisa ser esquecido ou amadurecido, passa por Nanã Buruque, que é responsável por decantar e acalmar as coisas, ela leva para o fundo de seu lamaçal o que não serve mais para nós.
Uma das Orixás mais respeitadas, pois tem além da sua atuação na criação do ser humano, a autoridade de levá-lo de volta para o mundo espiritual.
Decanta, apaga memórias, vivências, sentimentos, isto acontece quando estamos entrando na velhice, fechando assim a linha da vida e nos preparando para a “morte”.
A história de Nanã Buruque
Diz uma lenda, e mais uma vez existem várias lendas, que Nanã Buruque sempre dominou a morte, e Oxalá queria ter este domínio e descobrir como Nanã Buruque fazia, então Oxalá se aproximou dela e se casou com ela, porém não existia amor nesta relação.
Foi então que Oxalá fez um feitiço para Nanã engravidar, só que o bebê nasceu com sérios problemas de pele, e foi deixado por Nanã na praia para morrer.
Assim que soube do ocorrido, Oxalá condenou a Nanã Buruque a ter mais filhos com anomalias, e além disto a expulsou do local divino em que morava e a condenou a viver no pântano escuro.
Lenda, não consigo imaginar um Orixá, ainda mais Oxalá a fazer alguma coisa neste sentido.
O campo de atuação e de força de Nanã Buruque, são os pântanos e lamaçais.
#espiritualidade #nanã #decantamento