O TEMPO É UMA ILUSÃO HUMANA
Na existência só existe um tempo verbal - o presente. Os três tempos - presente, passado, futuro - são criações da linguagem, que geram milhares de tensões mentais. A existência apenas conhece um tempo verbal - o presente - onde não há qualquer tensão. O presente é inteiramente relaxante. Quando uma pessoa está inteiramente em cada momento, não é puxada pelo passado nem empurrada para o futuro, para outros lugares, o que significa que está descontraída.
Para mim, estar presente, inteiramente em cada instante, equivale ao estado de meditação. Tudo se torna maravilhoso, agradável e fresco. Nada envelhece. Nada está a caminho de outro lugar qualquer.
Somos nós, os seres humanos, que surgimos e desaparecemos. A existência prossegue tal como é. Na verdade, o tempo nem sequer passa. O tempo é uma fraude. Somos nós que aparecemos e desaparecemos, e em vez de tomarmos consciência da nossa condição transitória, criámos uma grande invenção - o relógio - e começámos a acreditar que o tempo «passa».
Pense nisto: se não houvesse um único ser humano à face da terra, o tempo passaria? As ondas continuariam a quebrar nas praias e nos rochedos. O sol continuaria a nascer e a pôr-se, mas deixaria de haver tardes ou manhãs, ou o tempo tal como o concebemos. O tempo é uma invenção da mente, que apenas existe em função da ideia de passado e futuro. Por outras palavras, o momento presente não faz parte do tempo.
Quando você está simplesmente em cada momento, em cada agora, o tempo deixa de existir. Quando isso acontece, está vivo, respira, sente, e está recetivo a tudo o que acontece à sua volta.
–Osho (Viver Perigosamente)
#ayahuasca
#osho
#tempoeilusao